14:06

Instalando um controlador mid no fl Studio.

Eu sei que nem todos os nosso usuarios possuem este tipo de material, mas acho que devo postar esse tutorial nunca é dimais. Lembrando que fiz o tutorial baseado no meu equipamento que é um modelo CASIO CT já ouvi dizer que o fl studio recusa alguns controladores mas então se vc pretende produzir com seu controlador mas ainda não sabe como instala no FL aqui vai.

Etapa 1:

A primeira coisa que você deve fazer é instalar os drivers e software que vem com o controlador MIDI. Drivers são necessários para que o sistema operacional Windows possa reconhecer o dispositivo e permitir que programas como o FL Studio possa utilizá-lo.

Muitas vezes estes controladores MIDI, possuirão um programa de configuração de alguma forma para o sistema testar se os drivers estão f
uncionando corretamente. Certifique-se de usar as ferramentas fornecidas pelo fabricante do controlador de teclado MIDI e verificar se o teclado MIDI pode ser identificado e habilitado.

Etapa 2:


Depois de verificar se o dispositivo MIDI pode ser visto e ativado no Windows, então você pode começar. Se você tiver com o FL Studio em execução durante a instalação do controlador MIDI, por favor saia e reinicie o FL Studio.


MIDI Settings:">Uma vez no FL Studio, você pode pressionar F10 ou selecione Opções> Configurações MIDI:











Uma vez que você fizer isso FL Studio irá apresentar a caixa de diálogo Opções de MIDI.


























A partir desta caixa de diálogo, você deverá ver o dispositivo MIDI listadas na área de entrada marcado no meio da janela em generic controller. Na imagem, acima você pode ver o meu dispositivo da Casio CT na lista. Se por algum motivo você não vê o seu dispositivo, tente clicar no botão Rescan MIDI devices em portugues quer dizer escanear dispositivos MID. Se a falha continuar, contacte o fabricante do dispositivo MIDI para suporte técnico.

Etapa 3

Clique no seu dispositivo. Se você ver mais de um - como eu tenho em minha tela - basta escolher o primeiro. No menu suspenso à direita da caixa de seleção Enable onde Controller saya-lo Tipo, selecione o controlador de usar se ele estiver lis
tado, caso contrário, basta utilizar o controlador (genérico) definição.

Etapa 4

Com o dispositivo MIDI selecionado eo controlador apropriado selecionado, você pode clicar sobre a opção Ativar.

Feche a caixa de diálogo Configurações.

Etapa 5

Para testar o dispositivo MIDI, pressione e segure uma tecla no teclado MIDI e olhar para o Espaço Info abaixo do menu principal no FL Studio. Você deve ver algo como isto:









Observe como ele diz que a nota (D3) é pressionado e da velocidade (90). Seus valores podem variar, isso é normal.

Pronto depois que vc seguir todos as etapas deste tutorial e passou por todas elas, parabens seu teclado MID está conectato ao FL Studio.

Por:DJNaldo A Febre.

3 comentários:

Giga Audio disse...

Oi amigo, muito bom o tutorial. Mas tenho algumas dúvidas adicionais.

1 - Como faço no Fruity Loops para alternar entre sintetizadores através do controlador? Por exemplo, abro o Sytrus e o Poizone. Em um determinado momento do show ao vivo gostaria de alternar do Sytrus para o Poizone através do meu controlador. Sei que tudo no Fruityloops da para endereçar para um comando midi, é só clicar com o botão direito do mouse na função e endereçar, apertando em algum botão do controlador, o caso é que essa função não tem como clicar o botão direito do mouse para endereçar. Só consigo alternar os synths teclando as cetinhas para cima e paa baixo do teclado numérico do próprio computador. E isso me atrapalha muito quando utilizo mais de um timbre ao vivo.

Outra dúvida é se posso controlar dois ou mais sintetizadores ao mesmo tempo com um controlador, para somar timbres.

E a última dúvida é se posso controlar um timbre com o controlador midi e o outro com as teclas do teclado alfa numérico. Sei que essa é meio esquisita hehe mas gostaria de experimentar.

Abraços e parabéns pelo blog!

Unknown disse...

amigo por favor estou com uma cruel dificuldade
no piano roll quando marco a opção (Gravação Step ) a (do pezinho) para tocar no controlador e marca no piano roll
quando eu toco uma nota e logo em seguida outra nota
assim quase que juntas mas não juntas cerca de um segundo de intervalo ou um pouco menos q isso as notas ficam juntinhos como se eu quisesse tocar uma musica harmônica
sendo que o meu objetivo é tocar uma musica melódica
eu sabia configurar o fl para tal ação mais eu fiquei fora por algum tempo e esqueci como se faz

Paulo Sergio Torres Junior disse...

cara eu estalei direitinho mas nao sai o som
agora num sei oque fazer
me ajude

Postar um comentário